Estrutura Organizacional
O renome da Innova e sua consistência são resultados de um legado de sucessivas reinvenções e da confiança construída junto ao mercado e comunidade. Nossos princípios de Governança Corporativa estão na base de tudo que se faz na Innova: Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa.
Ainda que seja uma empresa de capital fechado, desde 2005 a Innova promove análise de seus resultados por auditorias externas, sempre uma integrante do grupo conhecido como Big Four.
O Conselho de Administração, órgão superior de orientação da Companhia, está presente em caráter permanente na estrutura de Governança Corporativa da Innova e conta com os seus Comitês de Assessoramento estatutários: Auditoria, Compliance e Sustentabilidade.
A estrutura organizacional da Innova contempla ainda uma área de Auditoria Interna com a atribuição de monitorar práticas, processos e avaliar os sistemas de controles internos, tudo em conformidade com as políticas estabelecidas.
Nossa Governança Corporativa se organiza da seguinte forma:
Conselho de Administração
O Conselho de Administração é o órgão superior de orientação da Companhia, elo entre os acionistas e a gestão, responsável por definir as principais diretrizes para a condução dos negócios e pela definição e revisão do propósito, Missão, Visão e Valores da Innova, bem como as estratégias, políticas e metas relacionadas a aspectos econômicos, ambientais e sociais.
Conforme previsto em nosso Estatuto Social, o Conselho de Administração é constituído por no mínimo quatro e no máximo seis membros, eleitos pela assembleia geral para mandatos de três anos.
Membros




Comitês de Assessoramento
Nossos comitês têm como objetivo apoiar o Conselho de Administração com a finalidade de conferir maior eficiência e qualidade às decisões deste colegiado, aprofundando as discussões sobre temas para os quais foram criados.
São três os comitês previstos no Estatuto Social: Auditoria, Compliance e Sustentabilidade.
Auxilia nas atividades que envolvem a confiabilidade das informações, garantindo a qualidade das práticas contábeis na elaboração das demonstrações financeiras, conformidade com os requisitos legais e regulatórios e adequação à gestão de riscos.
Diretoria
Nossa Diretoria Executiva é responsável pela execução das estratégias e diretivas do negócio definidas pelo Conselho de Administração, delegando a cada um dos executivos as atribuições e autoridades sobre os tópicos econômicos, ambientais e sociais.
Os cargos e funções de nível executivo são deliberados em reuniões do Conselho de Administração e nomeados pela Presidência.
A Diretoria é composta de no mínimo três e no máximo seis membros, eleitos pelo Conselho de Administração ou assembleia geral, devendo um deles ser designado como Presidente, para mandato de três anos.

Lirio Albino Parisotto é o fundador da Videolar-Innova S/A. Nasceu em 18/12/1953 na área rural de Nova Bassano, Rio Grande do Sul. Graduou-se em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (RS), mas trilhou sua carreira em todas as searas do universo dos negócios. É reconhecido por um traço singular: combina com igual pujança e consolida as personalidades do empreendedor e investidor, com experiência notória no comércio, indústria, serviços e mercado de capitais.
Sua vocação para os negócios despertou e tomou forma embrionária com uma pequena loja de instalação de equipamentos de som em automóveis, a partir da qual Lirio Parisotto fez sua evolução ao varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos até o ponto de conquistar, ao longo de uma década, a liderança regional com sua loja Audiolar.
Em 1988, no auge da sua atividade comercial, deixou o varejo e ingressou na indústria ao criar a Videolar, fabricante de suportes físicos de mídia, virgens e pré-gravadas: inicialmente as fitas de vídeo VHS, áudio cassetes e mais adiante os disquetes, CDs, DVDs e discos Blu-ray.
Ao longo dessa trajetória, a Videolar se tornou também a maior consumidora nacional da resina poliestireno para seus estojos de mídias e fitas VHS. A partir dessa demanda, Parisotto decidiu erguer a primeira petroquímica da Região Norte e, ao longo de sucessivas reinvenções, conduziu sua Companhia ao que é hoje a Innova, fabricante de produtos centrais na economia, como o monômero de estireno (SM), poliestireno (PS) e transformados plásticos como os filmes de polipropileno biorientado (BOPP), laminados plásticos em bobinas de poliestireno (PS) e polipropileno (PP) e tampas plásticas para águas minerais, sucos e refrigerantes.
A Innova é reconhecida como uma das maiores empresas do Brasil.

Reinaldo José Kröger nasceu em Santa Fé, Paraná. Graduou-se em Contabilidade e Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Osasco (SP), com formação complementar pelo Institut Européen D’Administration Des Affaires (INSEAD), em Fontainebleau, França. Desde maio de 2019 é Vice-Presidente na Innova.
Há mais de três décadas exerce lideranças (C-Level) em empresas de grande porte, nacionais e multinacionais, notadamente na área petroquímica. Essa vivência abrange reestruturações de negócios, fusões e aquisições com consolidação de diferentes culturas corporativas, projetos implantados de redução de custos, otimização de recursos, alavancagem de vendas e melhoria de resultados, além de processos de abertura de capital (IPOs).
Iniciou carreira na área financeira da indústria química norte-americana Rohm And Hass, seguindo à suíça Asea Brown Boveri e na sequência à Coopers & Lybrand Auditores, como Sênior de Auditoria. Atuou por 23 anos na multinacional francesa Rhodia, como Diretor Financeiro e de Relações com o Mercado, Diretor Comercial e Diretor de Operações, com participação na sua abertura de capital no Brasil. No grupo italiano Mossi & Ghisolfi foi Diretor Comercial & de Marketing para a América do Sul, liderando os negócios com a resina PET e sua inserção na economia circular. Na multinacional brasileira Vicunha Têxtil foi Diretor Superintendente, comandando operações de sete unidades fabris. No Grupo Unigel, atuou como CEO e Presidente.
É Conselheiro da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM).

Claudio da Rocha Filho nasceu em São Paulo, SP. Graduou-se em Administração de Empresas e tem MBA em Gestão de Negócios pela FIA-USP. Está na Companhia desde 1998, tendo atuado em posições de liderança por todas as suas áreas: Marketing, Vendas, Planejamento, Suprimentos, Tecnologia da Informação, Controladoria e Financeiro, Industrial.

José Lemos de Carvalho Junior nasceu em São Paulo, SP. Graduou-se em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com Especialização em Gestão Bancária pela Universidade Sul de Santa Catarina (UNISUL) e MBA em Mercado de Capitais, Investimentos e Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas. Iniciou trajetória na Innova como Gerente Financeiro em outubro de 2015, passando a acumular as funções de Controladoria e, desde de novembro de 2021, é o Diretor responsável pelas áreas Financeira, TI, Comunicação e Gestão Corporativa de Energia.

Christian Barg nasceu em Lages, Santa Catarina. Graduou-se em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e tem pós-graduação na área de Especialização em Processos Petroquímicos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Simulação e Otimização de Unidades Industriais PSA para Purificação de Hidrogênio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Finanças Corporativas, M&A e Equity pela Pontifícia Universidade Católica (RS). Desde março de 2020 é o Diretor Industrial da Innova.
Trabalhou na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) como professor no curso de Engenharia Química, nas cadeiras de Tecnologia Orgânica, Tecnologia de Polímeros e Cálculo de Reatores do curso de Engenharia Química. Atuou como Engenheiro de Processos na Ultrafertil S/A, Gerente de Produção na Videolar S/A, Gerente Executivo Industrial na Vale Fertilizantes S/A e Gerente Geral de Produção na Yara Brasil.
Central de Resultados
Faturamento Bruto por Origem Geográfica
Faturamento por Segmento
Atos Societários
Compliance
A Innova compreende a importância vital em trabalhar com a ética e no estrito cumprimento às leis aplicáveis às nossas operações.
Incentivamos essa cultura para com nossos colaboradores no seu dia a dia. Colocamos em prática essa visão de mundo no relacionamento com parceiros, fornecedores e na sociedade em que vivemos.
Alcançamos sucesso quando criamos em nossos colaboradores a consciência de que o comportamento ético joga também um papel crucial na continuidade dos negócios. Ou seja: além de obrigatório, por princípio, é também estratégico.
Os colaboradores buscam em nosso Código de Conduta os caminhos para suas relações, num âmbito abrangente. A Innova não somente apresenta o Código de Conduta aos seus colaboradores como também presta esclarecimentos em bases constantes, cotejando o texto com exemplos práticos das relações com clientes, fornecedores, agências governamentais, autoridades e comunidade em geral.
Nossa meta é que se façam reconhecidos como pessoas éticas e responsáveis, cumpridoras de seus deveres para com a sociedade.
É também por esse motivo que procuramos trabalhar com fornecedores e clientes que atuem de acordo com os princípios e valores que nos são essenciais.
Acreditamos que, em sinergia, poderemos praticar e propagar valores como:
A Innova acredita que essa é a forma sustentável de se fazer negócios, levando à comunidade em que atua exemplos de cidadania, respeito ao meio ambiente e às leis de nosso País.
Isso deve ter tanta relevância quanto a alta tecnologia que utilizamos e a qualidade dos produtos que entregamos.
Deverá também estar na raiz de nossa liderança.
Canal de Denúncias
OPERADOR TELEFÔNICO
0800-891-4636
(ligação gratuita)
FORMULÁRIO WEB
www.resguarda.com/innova
www.resguarda.com