Estrutura Organizacional
Conselho de Administração
Diretoria
Central de Resultados
Compliance

Estrutura Organizacional

O renome da Innova e sua consistência são resultados de um legado de sucessivas reinvenções e da confiança construída junto ao mercado e comunidade. Nossos princípios de Governança Corporativa estão na base de tudo que se faz na Innova: Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa.

Ainda que seja uma empresa de capital fechado, desde 2005 a Innova promove análise de seus resultados por auditorias externas, sempre uma integrante do grupo conhecido como Big Four.

O Conselho de Administração, órgão superior de orientação da Companhia, está presente em caráter permanente na estrutura de Governança Corporativa da Innova e conta com os seus Comitês de Assessoramento estatutários: Auditoria, Compliance e Sustentabilidade.

A estrutura organizacional da Innova contempla ainda uma área de Auditoria Interna com a atribuição de monitorar práticas, processos e avaliar os sistemas de controles internos, tudo em conformidade com as políticas estabelecidas.

Nossa Governança Corporativa se organiza da seguinte forma:




Conselho de Administração

O Conselho de Administração é o órgão superior de orientação da Companhia, elo entre os acionistas e a gestão, responsável por definir as principais diretrizes para a condução dos negócios e pela definição e revisão do propósito, Missão, Visão e Valores da Innova, bem como as  estratégias, políticas e metas relacionadas a aspectos econômicos, ambientais e sociais.

Conforme previsto em nosso Estatuto Social, o Conselho de Administração é constituído por no mínimo quatro e no máximo seis membros, eleitos pela assembleia geral para mandatos de três anos.



Membros

Lirio Albino Parisotto
Presidente
Liz Vanin Parisotto
Conselheira
Elie Linetzky Waitzberg
Conselheiro
Raphael David Wojdyslawski
Conselheiro

Comitês de Assessoramento

Nossos comitês têm como objetivo apoiar o Conselho de Administração com a finalidade de conferir maior eficiência e qualidade às decisões deste colegiado, aprofundando as discussões sobre temas para os quais foram criados.

São três os comitês previstos no Estatuto Social: Auditoria, Compliance e Sustentabilidade.

Comitê de Auditoria
Comitê de Auditoria

Auxilia nas atividades que envolvem a confiabilidade das informações, garantindo a qualidade das práticas contábeis na elaboração das demonstrações financeiras, conformidade com os requisitos legais e regulatórios e adequação à gestão de riscos.

Comitê de <i>Compliance</i>
Comitê de Compliance

Fomenta a cultura de integridade e o compromisso da Companhia com a ética e transparência. Busca prevenir e minimizar riscos, garantindo a conformidade com as normas aplicáveis.

Comitê de Sustentabilidade
Comitê de Sustentabilidade

Cria estratégias para integrar a sustentabilidade à gestão da Companhia, consolidando, sob uma mesma filosofia empresarial, desenvolvimento econômico e responsabilidade socioambiental.

Diretoria

Nossa Diretoria Executiva é responsável pela execução das estratégias e diretivas do negócio definidas pelo Conselho de Administração, delegando a cada um dos executivos as atribuições e autoridades sobre os tópicos econômicos, ambientais e sociais.

Os cargos e funções de nível executivo são deliberados em reuniões do Conselho de Administração e nomeados pela Presidência.

A Diretoria é composta de no mínimo três e no máximo seis membros, eleitos pelo Conselho de Administração ou assembleia geral, devendo um deles ser designado como Presidente, para mandato de três anos.




Lirio Albino Parisotto
Presidente

Lirio Albino Parisotto é o fundador da Videolar-Innova S/A. Nasceu em 18/12/1953 na área rural de Nova Bassano, Rio Grande do Sul. Graduou-se em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (RS), mas trilhou sua carreira em todas as searas do universo dos negócios. É reconhecido por um traço singular: combina com igual pujança e consolida as personalidades do empreendedor e investidor, com experiência notória no comércio, indústria, serviços e mercado de capitais.

Sua vocação para os negócios despertou e tomou forma embrionária com uma pequena loja de instalação de equipamentos de som em automóveis, a partir da qual Lirio Parisotto fez sua evolução ao varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos até o ponto de conquistar, ao longo de uma década, a liderança regional com sua loja Audiolar.

Em 1988, no auge da sua atividade comercial, deixou o varejo e ingressou na indústria ao criar a Videolar, fabricante de suportes físicos de mídia, virgens e pré-gravadas: inicialmente as fitas de vídeo VHS, áudio cassetes e mais adiante os disquetes, CDs, DVDs e discos Blu-ray.

Ao longo dessa trajetória, a Videolar se tornou também a maior consumidora nacional da resina poliestireno para seus estojos de mídias e fitas VHS. A partir dessa demanda, Parisotto decidiu erguer a primeira petroquímica da Região Norte e, ao longo de sucessivas reinvenções, conduziu sua Companhia ao que é hoje a Innova, fabricante de produtos centrais na economia, como o monômero de estireno (SM), poliestireno (PS) e transformados plásticos como os filmes de polipropileno biorientado (BOPP), laminados plásticos em bobinas de poliestireno (PS) e polipropileno (PP) e tampas plásticas para águas minerais, sucos e refrigerantes.

A Innova é reconhecida como uma das maiores empresas do Brasil.

Reinaldo José Kröger
Diretor Vice-Presidente

Reinaldo José Kröger nasceu em Santa Fé, Paraná. Graduou-se em Contabilidade e Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Osasco (SP), com formação complementar pelo Institut Européen D’Administration Des Affaires (INSEAD), em Fontainebleau, França. Desde maio de 2019 é Vice-Presidente na Innova.

Há mais de três décadas exerce lideranças (C-Level) em empresas de grande porte, nacionais e multinacionais, notadamente na área petroquímica. Essa vivência abrange reestruturações de negócios, fusões e aquisições com consolidação de diferentes culturas corporativas, projetos implantados de redução de custos, otimização de recursos, alavancagem de vendas e melhoria de resultados, além de processos de abertura de capital (IPOs).

Iniciou carreira na área financeira da indústria química norte-americana Rohm And Hass, seguindo à suíça Asea Brown Boveri e na sequência à Coopers & Lybrand Auditores, como Sênior de Auditoria. Atuou por 23 anos na multinacional francesa Rhodia, como Diretor Financeiro e de Relações com o Mercado, Diretor Comercial e Diretor de Operações, com participação na sua abertura de capital no Brasil. No grupo italiano Mossi & Ghisolfi foi Diretor Comercial & de Marketing para a América do Sul, liderando os negócios com a resina PET e sua inserção na economia circular. Na multinacional brasileira Vicunha Têxtil foi Diretor Superintendente, comandando operações de sete unidades fabris. No Grupo Unigel, atuou como CEO e Presidente.

É Conselheiro da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM).

Claudio da Rocha Filho
Diretor de Operações

Claudio da Rocha Filho nasceu em São Paulo, SP. Graduou-se em Administração de Empresas e tem MBA em Gestão de Negócios pela FIA-USP. Está na Companhia desde 1998, tendo atuado em posições de liderança por todas as suas áreas: Marketing, Vendas, Planejamento, Suprimentos, Tecnologia da Informação, Controladoria e Financeiro, Industrial.

Em 2012, foi eleito como membro da Diretoria da Companhia, sendo hoje o Diretor de Operações para todos os negócios da Innova. Trabalhou por 8 anos na BASF, notadamente na área de Tintas e Vernizes.

José Lemos de Carvalho Junior
Diretor Financeiro

José Lemos de Carvalho Junior nasceu em São Paulo, SP. Graduou-se em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com Especialização em Gestão Bancária pela Universidade Sul de Santa Catarina (UNISUL) e MBA em Mercado de Capitais, Investimentos e Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas. Iniciou trajetória na Innova como Gerente Financeiro em outubro de 2015, passando a acumular as funções de Controladoria e, desde de novembro de 2021, é o Diretor responsável pelas áreas Financeira, TI, Comunicação e Gestão Corporativa de Energia.

Trabalhou no Banco do Estado de Santa Catarina S.A. na mesa de Renda Fixa e Tesouraria Bancária, nas Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (CELESC) como Analista e, na sequência, como Gerente na Área de Relações com Investidores.

Christian Barg
Diretor Industrial

Christian Barg nasceu em Lages, Santa Catarina. Graduou-se em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e tem pós-graduação na área de Especialização em Processos Petroquímicos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Simulação e Otimização de Unidades Industriais PSA para Purificação de Hidrogênio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Finanças Corporativas, M&A e Equity pela Pontifícia Universidade Católica (RS). Desde março de 2020 é o Diretor Industrial da Innova.

Trabalhou na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) como professor no curso de Engenharia Química, nas cadeiras de Tecnologia Orgânica, Tecnologia de Polímeros e Cálculo de Reatores do curso de Engenharia Química. Atuou como Engenheiro de Processos na Ultrafertil S/A, Gerente de Produção na Videolar S/A, Gerente Executivo Industrial na Vale Fertilizantes S/A e Gerente Geral de Produção na Yara Brasil.

Central de Resultados

Faturamento Bruto por Origem Geográfica

Faturamento por Segmento

Atos Societários

Estatutos e Políticas

Demonstrações Financeiras

Compliance

A Innova compreende a importância vital em trabalhar com a ética e no estrito cumprimento às leis aplicáveis às nossas operações.

Incentivamos essa cultura para com nossos colaboradores no seu dia a dia. Colocamos em prática essa visão de mundo no relacionamento com parceiros, fornecedores e na sociedade em que vivemos.

Alcançamos sucesso quando criamos em nossos colaboradores a consciência de que o comportamento ético joga também um papel crucial na continuidade dos negócios. Ou seja: além de obrigatório, por princípio, é também estratégico.

Os colaboradores buscam em nosso Código de Conduta os caminhos para suas relações, num âmbito abrangente. A Innova não somente apresenta o Código de Conduta aos seus colaboradores como também presta esclarecimentos em bases constantes, cotejando o texto com exemplos práticos das relações com clientes, fornecedores, agências governamentais, autoridades e comunidade em geral.

Nossa meta é que se façam reconhecidos como pessoas éticas e responsáveis, cumpridoras de seus deveres para com a sociedade.

É também por esse motivo que procuramos trabalhar com fornecedores e clientes que atuem de acordo com os princípios e valores que nos são essenciais.

Acreditamos que, em sinergia, poderemos praticar e propagar valores como:

Apoio e proteção aos Direitos Humanos
Segurança de não estarmos envolvidos em qualquer espécie de violação
Eliminação de toda forma de trabalho forçado ou compulsório
Abolição do trabalho infantil
Eliminação da discriminação de qualquer espécie no ambiente de trabalho ou fora dele
Preservação do meio ambiente
Desenvolvimento de tecnologias e produtos amigáveis ao meio ambiente
Combate incessante à corrupção, inclusive quaisquer tentativas de extorsão ou propina
Treinamento dos nossos colaboradores quanto aos princípios éticos e de Compliance
Difusão da legislação anticorrupção, para conhecimento e aprendizado

A Innova acredita que essa é a forma sustentável de se fazer negócios, levando à comunidade em que atua exemplos de cidadania, respeito ao meio ambiente e às leis de nosso País.

Isso deve ter tanta relevância quanto a alta tecnologia que utilizamos e a qualidade dos produtos que entregamos.

Deverá também estar na raiz de nossa liderança.

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